Um homem, de 43 anos, morador de Limeira (SP), registrou um boletim de ocorrência após seu celular ter sido alvo de criminosos. Um golpista se apossou da conta dele no WhatsApp. É o que chamam popularmente de “ter o celular clonado”.
Segundo o Boletim de Ocorrência, ele afirma que recebeu uma ligação em seu telefone fixo se passando por um funcionário de um site de vendas onde ele tinha postado um anúncio. A pessoa ao telefone teria dito que ele não tinha cadastrado um número de celular no site.
ASSISTA:
Foi então que o homem informou seu número e o golpista ao telefone disse que enviaria um código para ele confirmar a atualização. A vítima acreditou se tratar de fato de um funcionário do site e informou o código.
Na verdade, sem saber o homem ofereceu o código que permitia transferir o WhatsApp de seu celular para o aparelho do golpista. Isso é o que costumam chamar de “ter o celular clonado”.
Logo em seguida, ele percebeu que seu próprio WhatsApp “sumiu” de seu aparelho. Seus amigos e familiares começaram então a receber mensagens com pedidos de empréstimos. Um amigo o procurou para confirmar o pedido.
Ele então percebeu o golpe e esteve na delegacia de Polícia para registrar a ocorrência, pois não sabe se outros conhecidos foram vítimas do estelionatário e se transferiram valores. O caso aconteceu esse mês na cidade. Nossa equipe preparou um vídeo explicando como não cair nesse golpe. Acompanhe.