Um dia após demitir a técnica sueca Pia Sundhage, a CBF anunciou o novo comandante da Seleção Brasileira Feminina de Futebol. Trata-se de Arthur Elias, multicampeão com o Corinthians.
Pia estava no cargo desde 2019, mas não resistiu eliminação precoce na primeira fase da Copa do Mundo de 2023. Elias será o responsável pelo ciclo visando os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e a próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027.
Arthur Elias, de 42 anos, é o melhor técnico brasileiro da atualidade. Desde 2016, comanda o clube mais vitorioso do país, o Corinthians.
Sua trajetória no futebol feminino começou em 2006, no Nacional e depois no Centro Olímpico. Assumiu o Audax, em uma parceria que reativou a modalidade no Timão.
Justamente no Centro Olímpico, em 2013, que Arthur Elias conquistou seu primeiro título na modalidade, o Campeonato Brasileiro. Na equipe, estavam Cristiane, Alline Calandrini e Tamires, lateral que ainda joga sob o comando do treinador. Na final, o time venceu o São José, de Formiga e Andressa Alves.
Já no Corinthians são oito temporadas e 14 taças. Entre elas, quatro Campeonatos Brasileiros e três Libertadores da América. Além dos títulos, Arthur Elias ajudou a elevar o futebol feminino no Brasil.
O treinador vai comandar o Corinthians na Libertadores deste ano, que vai acontecer na Colômbia entre os dias 5 e 21 de outubro. Antes, Arthur Elias tem a tarefa de garantir mais um título ao Timão.
Pelos jogos de volta das semifinais do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol, hoje às 16h30, o Corinthians recebe o Santos. O Timão venceu por 3 a 0, na Vila Belmiro, gols de Jeniffer (2) e Lelê.
No mesmo horário, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, a Ferroviária enfrenta o São Paulo. O time grená venceu o duelo de ida por 3 a 1, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, gols de Layri (2) e Barrinha. Aline anotou para o Tricolor.
Convocação
Arthur Elias anunciou a lista de 30 atletas convocadas para um período de treinamento entre os dias 18 e 26 de setembro, na Granja Comary, em Teresópolis. Ele terá como auxiliar a ex-jogadora Rosana Augusto, que foi apresentada para comandar a Seleção Sub-20.
A lista conta com a presença de Marta e Cristiana, atacantes que fizeram história com a Amarelinha em Copas do Mundo, Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos.
GOLEIRAS – Leticia Izidoro (Corinthians), Luciana (Ferroviária), Camila (Santos) e Kemelli (Corinthians).
ZAGUEIRAS – Rafaelle (Orlando Pride/EUA), Tainara (Bayern de Munique/ALE), Kathellen (Real Madrid/ESP) e Antonia (Levante/ESP).
LATERAIS – Tamires (Corinthians), Yasmim (Corinthians), Kati (Corinthians) e Bruninha (Gotham/EUA).
MEIAS – Ary Borges (Racing Louisville/EUA), Luana (Corinthians), Duda Sampaio (Corinthians), Angelina (O.L Reign/EUA), Ana Vitória (PSG/FRA) e Brena (Santos).
ATACANTES – Kerolin (North Carolina/EUA), Debinha (Kansas City/EUA), Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Manchester United/ING), Nycole (Benfica/POR), Gabi Portilho (Corinthians), Jheniffer (Corinthians), Eudimila (Ferroviária), Amanda (Palmeiras), Adriana (Orlando Pride/EUA), Marta (Orlando Pride/EUA) e Cristiane (Santos).