Ícone do site Rápido no Ar

Arrastão da dengue recolhe mais de 5 toneladas de inservíveis em Piracicaba

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba realizou no último sábado (11) o Arrastão da Dengue, que retirou 5,3 toneladas de materiais inservíveis em cinco bairros da cidade: Monte Rey I, II e III, Balbo e Artemis. O objetivo foi eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Simultaneamente, foi realizado um mutirão no bairro Vila Sônia I, onde agentes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) visitaram 2.164 imóveis. Durante as visitas, orientações foram fornecidas, criadouros eliminados, e larvicida aplicado quando necessário.

Ações permanentes e orientações

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, mantém ações preventivas durante todo o ano, com visitas a imóveis, pontos estratégicos e locais especiais, como escolas e creches. Para denunciar imóveis abandonados ou locais com possíveis focos do mosquito, os moradores podem utilizar o SIP 156 ou entrar em contato com o PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

Vacinação contra a dengue

Piracicaba segue com a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das 8h às 16h nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A vacinação é composta por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

Dados e prevenção

A Vigilância Epidemiológica (VE) informou que, entre 1º e 14 de janeiro de 2025, houve 344 notificações de dengue, com 22 casos positivos e nenhum óbito. O número é inferior ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 811 notificações e 300 casos confirmados.

Medidas de prevenção:

Caso suspeite de dengue, procure a unidade de saúde mais próxima e evite a automedicação.

teste
Sair da versão mobile