Ícone do site Rápido no Ar

Área de preservação do Ribeirão Tatu recebe plantio de 735 árvores em Limeira

Dentro do cronograma de ações do projeto Planta Limeira, a Prefeitura de Limeira realizou, no início de outubro, o plantio de 735 mudas de árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) do Ribeirão Tatu. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, o reflorestamento das APPs é necessário para garantir a conservação dos cursos de água e a manutenção da bacia hidrográfica do município. As espécies escolhidas são adequadas para as áreas de preservação.

Com a meta de plantar mais 20 mil árvores até o início de 2020, o prefeito Mario Botion lançou o projeto Planta Limeira no fim de setembro. Ao todo, já foram plantadas 3.141 mudas. A iniciativa dá continuidade às ações de arborização da Prefeitura, que já resultaram no cultivo de mais de 17 mil árvores desde 2017.

EMBELEZAMENTO PAISAGÍSTICO
Com os plantios que vêm ocorrendo na área urbana do município, a população já pode perceber os benefícios da arborização em seu dia a dia. Exemplo disso é a floração dos ipês brancos do Anel Viário, no trecho próximo ao Batalhão da Polícia Militar, que pode ser vista na semana passada. Para o secretário Paulo Trigo, o plantio de espécies ornamentais e de árvores frutíferas cria uma maior harmonia e interação entre as pessoas e a natureza. “É importante até mesmo para a autoestima do morador com relação à cidade”, ressalta.

Além dos ipês brancos (Tabebuia roseoalba), o Anel Viário também recebeu outras espécies para contribuir com o embelezamento da cidade, como os ipês amarelos e roxos. Outras vias importantes de Limeira também receberam o mesmo tratamento paisagístico: a Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, próximo ao Cemitério Saudades 2, recebeu o plantio de ipês-amarelos (Handroanthus chrysotricha) e ipês-roxos-de-bola Handroanthus impetiginosus). Já na Avenida Costa e Silva foram plantados ipês-amarelos (Handroanthus chrysotricha), que é uma espécie de porte adequado para espaços em que há fiação elétrica. As calçadas de ambos os lados da Avenida Maestro Xixirri receberam o plantio de mudas da espécie Pau de rosas (Physicalymma scaberrimum), enquanto na Avenida Comendador Agostinho Prada foram plantados quase cem Jacarandás Caroba (Jacaranda cuspidifolia), que são árvores nativas com floração exuberante.

teste
Sair da versão mobile