Ícone do site Rápido no Ar

Após tumulto, polícia é acionada na Saúde Mental, em Limeira

Nesta quinta-feira (23) a demora no atendimento e a falta de alguns remédios na farmácia do Ambulatório de Saúde Mental, em Limeira, virou caso de polícia. A população revoltada com a lentidão no atendimento acabou acionando a Polícia Militar.

Os pacientes que estavam no Ambulatório para fazer um novo cadastro e continuar recebendo as medicações criticaram a demora no atendimento e falta de informação. Ainda segundo relatos, alguns remédios estão em falta, causando prejuízos ao tratamento de doenças.

PUBLICIDADE

Além da Polícia Militar, os vereadores da Comissão de Saúde também foram até o local para apurar os fatos, o que inflamou ainda mais o ânimo da população insatisfeita.

Informatização
A Prefeitura iniciou nesta semana a informatização da entrega de medicamentos. O GEMM (Gestão Estratégica de Materiais e Medicamentos), novo sistema de gerenciamento de entrega de materiais, medicamentos, insumos e outros produtos para a população, tem o objetivo de reorganizar os processos de compra, armazenamento e entrega.

A implantação do sistema será realizada pela Secretaria de Saúde e pela equipe técnica do departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, e seguirá um cronograma até o final de março.

Cadastro
Para realizar o cadastro nos novos polos de distribuição de medicamentos, os pacientes deverão apresentar os seguintes dados:

Nome, data de nascimento, nome da mãe (não obrigatório), sexo, CPF (não obrigatório), endereço completo, número do cartão SUS.

Os usuários serão informados pelos funcionários da própria unidade.

Vereadores
A reestruturação das farmácias nos Centros de Saúde da Família (CSFs) também foi pauta de uma reunião extraordinária da Comissão de Saúde, realizada na noite desta quarta-feira (22), no Plenário da Câmara. Convocado para apresentar a iniciativa da Prefeitura, o secretário da Saúde, Gerson Hansen Martins, afirmou que o projeto será mantido e pediu o prazo de 90 dias para reavaliar as mudanças. Ele também se colocou à disposição da comissão para, dentro desse prazo, voltar a debater o tema.

“Hoje está decidido, pelas condições que nós temos, que serão 17 polos. Teria que abrir um novo processo de licitação para ampliar os pontos de distribuição”, afirmou.
O secretário ressaltou que os Centros de Saúde da Família (CSFs) não serão fechados, e que apenas serão reestruturadas as unidades de dispensação, as conhecidas farmácias. “O mais importante é a racionalização e não a economia”, frisou Hansen.

Veja a lista com os 17 Polos de Distribuição
Central de Medicamentos
Policlínica
Ambulatório de Saúde Mental
Polo Abílio Pedro
Polo Aeroporto
Polo Boa Vista
Polo CECAP
Polo Graminha
Polo Morro Azul
Polo N. S. das Dores
Polo Nova Europa
Polo Nova Limeira
Polo Nova Suíça
Polo Jardim Planalto
Polo Parque Hipólito
Polo Novo Horizonte
Farmácia Municipal

Locais que deixarão de entregar remédios
Belinha Ometto 1, 2 e 3
Amparo
Anavec
Boa Esperança
Cidade Jardim
Ernesto Kuhl 1 e 2
Lagoa Nova
Lopes
Pinhal
Tatu
N. S. das Dores 2
Odécio Degan
Santo André
Vila Queiroz
Vista Alegre
Hipólito 2

Sair da versão mobile