Ícone do site Rápido no Ar

Após reincidência, Prefeitura fecha bar que desrespeitava Fase Vermelha em Limeira

A Prefeitura de Limeira fechou na quinta-feira (11), pouco antes da meia-noite, um estabelecimento comercial no Jd. Ibirapuera que vendia tchay, drinque preparado com vodka, que tornou-se popular entre os jovens. No local, fiscais constataram irregularidades quanto ao Plano SP – conjunto de medidas restritivas para conter o avanço da pandemia. O bar atendia presencialmente os clientes e permitia o consumo no próprio estabelecimento. A ação envolveu a Divisão de Vigilância Sanitária, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar.

A Fase Vermelha, estabelecida pelo Governo Estadual pelo Decreto Nº 65.545, e endossada pelo município por meio do Decreto Nº 78, suspendeu o atendimento presencial e o consumo dentro de bares e restaurantes. Além disso, permite apenas o funcionamento de serviços essenciais – o que não se enquadra a essa categoria. Há, ainda, o toque de restrição de circulação de pessoas das 20h às 5h.

PUBLICIDADE

Segundo a gerente da Divisão de Vigilância Sanitária, Renata Martins, o bar apresenta histórico de desrespeito às medidas da quarentena. Na semana passada, o comércio foi multado em R$ 1 mil pelos mesmos motivos. Na última quarta-feira (10), os fiscais da prefeitura flagraram novamente atividade irregular no local e aplicaram multa de R$ 2 mil. Ontem (11), eles retornaram ao estabelecimento e, mais uma vez, o encontraram de portas abertas. “O bar foi lacrado por 48 horas”, destacou Renata.

No caso de novo descumprimento à legislação, ela alerta que o proprietário será encaminhado ao Plantão Policial e o estabelecimento estará sujeito à cassação do alvará de funcionamento.

Denúncias de desrespeito à Fase Vermelha podem ser encaminhadas à prefeitura pela Plataforma 156, de segunda a sexta-feira, e aos fins de semana pelo site www.limeira.sp.gov.br, pela GCM, no telefone 153, e pela Polícia Militar, no 190.

Sair da versão mobile