Ícone do site Rápido no Ar

Após intervenção no transporte público, prefeito e secretário andam com escolta

Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (17), o prefeito de Limeira, Mário Botion (PSD), afirmou que a medida adotada pela prefeitura no sábado (15) ao decretar a intervenção na Viação Limeirense garantiu a continuidade dos serviços públicos na área de transporte coletivo.

Desde a manhã de sábado, os ônibus voltaram a circular – no dia anterior, uma greve havia paralisado os serviços. Com a intervenção, o município assumiu o controle do serviço tanto na parte de gestão quanto na financeira, isso desde sábado. O interventor nomeado foi o advogado Renato Pavanelli, que está realizando um inventário da empresa.

De forma paralela, o prefeito remeteu à Câmara, para ser votado em regime de urgência especial hoje, projeto que autoriza a prefeitura a utilizar dotação orçamentária prevista para o pagamento do subsídio do transporte coletivo no processo de intervenção. A intervenção serviu para constatar já no primeiro dia útil que os cofres da empresa estão zerados.

A intervenção terá um prazo inicial de 60 dias, podendo ser prorrogada sucessivamente pelo mesmo período. Com o município assumindo o controle dos serviços de transporte, o contrato emergencial com a JTP foi suspenso.

Indagado sobre os custos do transporte público municipal, Botion explicou que ainda não sabe o valor que a prefeitura terá que colocar como aporte para garantir o funcionamento do transporte público. Mas que estes custos estão sendo levantados durante esta semana.

Edital
De posse desses dados, como um plano de mobilidade e pesquisa de origem e destino, a administração municipal formatará edital para contratação de nova empresa para o serviço de transporte público. “Teremos no futuro apenas uma empresa operando no sistema”, anunciou o prefeito.

Ameaças
Durante a coletiva o prefeito disse que tanto ele quanto o Secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira. estão preocupados com a segurança pessoal e com apoio da Guarda Municipal, Ambos estão tomando medidas necessárias. “Dentro de um processo dessa natureza sempre vamos ficar preocupados. Nós sabemos que o seguimento do transporte público tem histórico. E nós temos muita preocupação com nosso bem-estar e de nossas famílias”, disse o prefeito.

Assista a coletiva na integra:

teste
Sair da versão mobile