Um homem, de 41 anos, foi detido na manhã desta quinta-feira (21), após os Pelotões Ambientais da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM) localizarem 91 filhotes de aracnídeos em sua residência, no Jardim Ouro, em Limeira (SP). No imóvel foi apreendida uma quantidade de peixe, proibido nessa época do ano, devido a Piracema.
De acordo com a GCM, os agentes chegaram até o imóvel após funcionários dos Correios vistoriarem pacotes de encomendas que chegaram em Limeira e, ao passa-los pelo aparelho de raio-x, encontraram animais vivos em uma das caixas. Porém na nota de envio indicava ser estufas de plantas.
Com o endereço do destinatário em mãos, agentes do Pelotão Ambiental da GCM seguiram até o imóvel, onde localizaram em um dos quartos 98 aracnídeos, sendo 25 da espécie Vitalius Sorocabae e 73 a espécie Lasiodora Klugi. Indagado sobre a criação e a encomenda, o homem relatou se tratar de um hobby e que teria comprado o réptil e as aranhas de um homem de Itajobi (SC), por R$ 300.
Na residência também foi encontrada uma quantidade de peixes e por estar na época da Piracema, o Pelotão Ambiental da Polícia Militar foi acionado.
Também foram localizadas caixas com diversos endereços, para onde possivelmente ele enviaria alguns répteis.
O homem, que já reincidente, e os animais foram conduzidos ao Plantão Policial, onde foi lavrado um boletim de ocorrência. Além de responder pelos crimes contra a fauna e por mantes animais silvestre em cativeiro, além de introduzir uma espécime animal no País, sem parecer técnico oificial favorável e licença expedida por autoridades competentes. Ele ainda deverá pagar uma multa por quatro infrações cometidas.
Imagens: Wagner Morente / GCM – Comunicação