As obras de reconstrução da rampa da alça de acesso do viaduto Antônio Feres, conhecido como “Viaduto da Ford”, para a Marginal Tatu em Limeira (SP), estão na fase de contenção da margem do ribeirão. O serviço é executado com um muro de gabião – gaiolas de arames de aço revestidos de PVC e preenchidas com material rochoso, numa extensão de aproximadamente 120 metros. Após este trabalho, será feita a elevação, também com gabiões, para conectar o tabuleiro da alça ao pavimento existente da marginal. Essa parte da obra contempla serviços de infraestrutura que garantem a sustenção da futura alça.
Na etapa final, serão executados serviços de pavimentação, calçadas, sinalizações vertical e horizontal, drenagem e plantio de gramas. As obras devem ser concluídas no final de junho. “Após anos sem solução, fomos em busca de recursos para viabilizar esta importante obra que vai facilitar o acesso da região central para a região Oeste, aliviando o tráfego na Marginal Tatu no sentido contrário e também na avenida Campinas”, afirma o prefeito Mario Botion.
As obras na região tiveram início em outubro de 2020. Os serviços são executados pela empresa Preserva Engenharia, vencedora do processo licitatório, com a supervisão da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. O valor da obra é de R$ 2.897.508,87 com recursos do Finisa. “O trabalho é complexo porque é necessário coordenar o fluxo de águas do Ribeirão Tatu executando a proteção em gabiões na margem do rio, mas as ações estão seguindo o cronograma”, explica o secretário da pasta, Dagoberto Guidi.
HISTÓRICO
O rompimento e desmoronamento da alça ocorreram no início de 2013. A estrutura, sem manutenção, foi danificada pela erosão resultante da ação das águas do Ribeirão Tatu. Com a ocorrência o local foi interditado e a estrutura retirada.