Ícone do site Rápido no Ar

Apesar dos pesares: viva, sorria, respire, seja feliz!

E tem semana que é assim: ‘infinita’, dura, impiedosa, cheia de obstáculos e de dificuldades, cheia de preocupações e ansiedades, notícias difíceis, desafios aparentemente impossíveis de serem superados.

Somos atropelados e sugados por todos os problemas, pelas situações. Corremos para resolver um a um dos problemas que se apresentam e a cada um que resolvemos, ao invés de respirarmos, parece que surgem dois outros…

PUBLICIDADE

E bate o desânimo, o cansaço, a vontade de ‘jogar a toalha’, parece que a ‘luta não tem fim’, parece que é um ‘constante apanhar’ (uma UFC da vida real), estamos nadando contra a maré, sendo ‘atropelados’ por ondas gigantescas, levamos aqueles ‘caldos’, colocarmos os pés no chão, ficarmos firmes e de pé é uma dificuldade … o ponto de equilíbrio cede lugar a uma crise forte de ‘labirintite’ da vida!

Fala sério: que vontade de parar, de jogar tudo para o ar, de desistir, de ‘abandonar o barco’, de largar o fardo, não é? Sim, somos humanos, cansarmos, termos nossos momentos de tristezas e desânimo é mais do que comum e aceitável, é compreensível.

Enquanto escrevia essa introdução da coluna desta semana, pensei na frase do lindo filme Extraordinário: “Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.”. Ser gentil (com você e com os demais) faz toda a diferença… Não se maltrate, não se ‘agrida’, não se culpe por uma situação que está enfrentando, ao contrário, se perdoe, se ame, tenha a certeza de que isto também vai passar e você vai vencer mais esta batalha, sairá fortalecido, aprenderá mais e estará mais firme e sábio para o próximo desafio que a vida lhe apresentar, de repente, não mais que de repente! E seja gentil com o outro! Nunca sabemos o que se passa nesta vida, que batalhas ele enfrenta, apesar do sorriso no rosto e da aparente tranquilidade e facilidade com que vive, apesar da aparente e óbvia segurança e força… pode ser que tudo isso seja uma forma de não sucumbir, de não se ‘entregar’ e de não desistir… Um sorriso, um apoio, um: ‘eu te compreendo’ pode restaurar a esperança de alguém! Seja esta pessoa!

Todos nós passamos por fases, por ‘provações’, por aquela dificuldade, que ‘olha, minha gente, dificuldade é uma coisa, mas essa é campeã…’. Ô se passamos, ô se passaremos. Vamos nos preocupar, sofrer, ficar ansiosos, tensos, perder o sono… Mas, espere: isso nos ajudará a passar por esta fase e resolver os problemas? Não! Apenas os torna mais sofridos! Precisamos mesmo buscar sofrer mais? Reflita!

Os problemas estarão aí, a necessidade de solucioná-los também, mas podemos optar por enfrenta-los de maneira leve, com tranquilidade, buscando analisar as situações e opções que temos. Sempre é válido lembrarmos que nada dura para sempre, inclusive os problemas e às tristezas.

Augusto Cury nos diz: “Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, enfim, de tudo que faz a vida florescer. Mas duvide de tudo que a compromete. Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você. Use a dúvida como ferramenta para fazer uma higiene no delicado palco da sua mente com o mesmo empenho com que você faz higiene bucal.”.

Os problemas existirão sempre, mas não podem ser o centro de nossas vidas, não devem retirar nossa paz, roubar nossos sorrisos, afastar-nos dos que amamos e do que nos amam!

A vida é breve, a vida é linda, a vida é sublime! É uma dádiva viver! Pois então vivamos, apesar das dificuldades, apesar das tristezas, apesar dos revezes, apesar das doenças, vivamos porque a vida é maior que tudo isso, porque, como cantou lindamente Gonzaguinha: “É a vida! É bonita e é bonita, viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita: É bonita, é bonita e é bonita!”

É linda! Olhe ao seu redor, veja o que você tem: amor, família, saúde, inteligência, ‘jogo de cintura’, resiliência, força, fé, amparo … há tanto em nossas vidas, que se comparados aos problemas, os reduzem bastante e colocam as soluções como “questão de tempo”.

Como de costume, encerro com um convite a reflexão sobre a beleza de nossa vida, a partir de um trecho da música de Flávio Venturini, cantada lindamente por Roupa Nova: “ (…) Daria pra pintar todo azul do céu, dava pra encher o universo, da vida que eu quis pra mim (…) Foi assim como ver o mar, foi a primeira vez que eu vi o mar, onda azul, todo azul do mar, daria pra beber todo azul do mar, foi quando mergulhei no azul do mar, onda que vem azul, todo azul do mar.”

Sair da versão mobile