É comum nos sentirmos ansiosos, sempre que temos problemas a enfrentar, sempre que esperamos algum resultado importante e que nos afetará a vida ou antes de tomarmos uma decisão difícil. Trata-se de uma emoção normal do ser humano, no entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, um distúrbio.
Quem sofre com os distúrbios de ansiedade, comumente, sente uma preocupação e medo grandes, frente a situações rotineiras, isto atrapalha muito a vida e a solução de problemas.
São sintomas muito comuns à ansiedade: constante tensão e / ou nervosismo, sensação que algo ruim vai acontecer, problemas para se concentrar, medo constante, dificuldade para esquecer o ‘objeto’ da tensão, problemas para dormir, agitação, respiração ofegante, aumento de sudorese, boca seca, tensão muscular, dentre outros.
Parece que a ansiedade irá consumir quem sofre com ela, machucando e maltratando o dia a dia, as noites e demais momentos da pessoa.
É preciso lidar com ela, a fim de reduzi-la. É preciso reconhecer este sentimento, é preciso entender que pensar, agir, decidir e viver ansioso não ajuda, ao contrário atrapalha e pode prejudicar muito quem está lidando com a situação em questão.
Antes de mais nada: R E S P I R E! Quem não respira corretamente, não retoma o controle de seus pensamentos e de seu organismo. Fique atento à sua respiração. Esteja alerta. Certifique-se que você está enchendo seus pulmões de ar pausadamente (inspirando) e soltando também vagarosamente o ar inspirado (expirando). Tenha a certeza que você está respirando correta e pausadamente, isto certamente lhe ajudará a pensar melhor e a reduzir os sintomas físicos da ansiedade.
Em seguida, foque na solução do problema, daquilo que lhe deixa ansioso, mas não fique focado só nisso, pense em outras coisas também, foque em sua família, foque em seu trabalho, foque em seu lazer, sim, apesar de estar com problemas e ansioso com eles, você precisa relaxar, estar em família, você precisa sorrir. Isto também lhe ajudará na solução dos mesmos.
Busque ajuda profissional para lidar com a ansiedade, conversar sobre seus sentimentos e seus pensamentos com alguém capacitado para lhe ajudar, alivia os sintomas, oferece novas estratégias para pensar sobre o problema e aumenta muito seu auto-conhecimento.
Não deixe de viver, não deixe de sorrir, não deixe de estar atento à respiração, em virtude da ansiedade, ao contrário: lembre-se que ela (ansiedade) reflete apenas um momento da sua vida, ela não te define e não deve determinar suas ações e ‘acabar’ com seus dias.
“Pegue leve com você mesmo”. Seja paciente. Isso também vai passar e se resolver.
Encerro com uma música, que espero que você reflita, relaxe e depois ouça: “Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma. Até quando o corpo pede um pouco mais de alma. A vida não para. Enquanto o tempo acelera e pede pressa. Eu me recuso, faço hora, vou na valsa.
A vida é tão rara. Enquanto todo mundo espera a cura do mal. E a loucura finge que isso tudo e normal. Eu finjo ter paciência. O mundo vai girando cada vez mais veloz. A gente espera do mundo e o mundo espera de nós. Um pouco mais de paciência…” Lenine
.