Ícone do site Rápido no Ar

Animais do Zoo recebem sorvete para enfrentar calor em Limeira

Papagaios ganham sorvete feito com frutas e água (Fotos: Eduardo Zanzirolamo)

Com uma temperatura média acima acima dos dos 30º C, o calor em Limeira faz mudar a rotina não só das pessoas, mas também dos animais. Por isso, o Zoológico de Limeira está oferecendo aos animais um alimento especial: sorvete de frutas. Produzido na própria cozinha do zoo, o sorvete é feito com frutas congeladas, como banana, melancia, laranja, goiaba, entre outras. Sexta-feira (17), foi a vez das aves receberem a iguaria, mas a iniciativa será estendida a boa parte dos 230 animais que habitam o local.

Segundo a chefe de serviço do zoo, a bióloga Ana Cláudia de Abreu Sorg, a ideia faz parte de uma estratégia de enriquecimento ambiental para evitar o estresse dos animais. “Além de ter uma atividade diferenciada para conseguir alimento, o animal vai se refrescar”, disse.

O sorvete é cuidadosamente amarrado pelas tratadoras às árvores dos recintos, com auxílio de barbante. Algumas espécies, como o papagaio verdadeiro, logo são atraídas pelo cheiro e pela cor do sorvete. Outras, como o tucano, são mais desconfiadas e demoram a se interessar pela novidade. Ana Cláudia informou que o sorvete geralmente é oferecido aos animais a partir de janeiro, mas este ano, em razão do volume de chuva, a atividade só foi iniciada nesta semana.

Filhotes
O Zoo recebeu novos moradores. São filhotes de jacu-guaçu e de pavão que estão em um recinto isolado, dentro de uma ‘criadeira’. Ana Cláudia ressaltou que os animais devem permanecer no local até completar dois meses, em seguida, serão transferidos para a quarentena. Após esse período, eles serão soltos na área do zoo.

O zoológico está aberto a visitação de quinta a sexta, das 9h às 15h, e de sábado e domingo, das 9h às 16h. Visitas monitoradas ocorrem de terça a sexta-feira e devem ser agendadas pelo telefone 3442-7418. O zoo localiza-se no Horto Florestal de Limeira, na Via Jurandyr Paixão de Campos Freire, km 4.

teste
Sair da versão mobile