Ícone do site Rápido no Ar

Americana confirma primeiro óbito por dengue neste ano

Foto: ONU/Aiea/Dean Calma

A Secretaria de Saúde de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica, anunciou nesta sexta-feira (12) que o município registrou o primeiro óbito causado pela dengue em 2023. A vítima é uma mulher de 24 anos, residente no bairro Jaguari, que faleceu em 16 de abril.

No ano passado, Americana teve 4.304 casos confirmados de dengue, com oito óbitos notificados. No entanto, o cenário atual é consideravelmente diferente. Desde janeiro até o dia 12 de maio deste ano, o município registrou 307 casos confirmados de dengue.

O Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) destacou que está empenhado em combater a proliferação do mosquito transmissor. Suas ações incluem visitas domiciliares contínuas, vistorias em estabelecimentos comerciais, terrenos baldios, praças públicas e canteiros centrais das vias públicas.

No caso da paciente que veio a óbito, ela começou a apresentar sintomas no dia 10 de abril, incluindo febre, dor muscular, náusea e vômito. Foi internada no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” em 15 de abril e faleceu no dia seguinte. A confirmação do caso foi notificada à cidade pela Vigilância nesta quinta-feira (11), por meio do exame PCR realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, que detectou o sorotipo DENV1.

A Vigilância Epidemiológica informou que o exame de outro paciente com suspeita de óbito pela doença teve resultado negativo, portanto não há mais nenhum caso suspeito em andamento.

O PMCD continua desenvolvendo ações específicas em locais estratégicos, como borracharias, comércio de sucatas, floriculturas e outros. Além das atividades operacionais, são realizadas ações educativas, como palestras e exposições em praças públicas, instituições de ensino, empresas e locais com grande circulação de pessoas.

Somente entre janeiro e abril deste ano, foram feitas 77.545 visitas em diferentes propriedades como parte das medidas de controle da dengue. A conscientização e a participação da população são essenciais nesse combate. Fique atento aos cuidados necessários para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e proteja-se contra a dengue.

Sair da versão mobile