Ícone do site Rápido no Ar

Alunos de Limeira aprendem regras no trânsito em projeto

O uso do cinto de segurança e o respeito à sinalização de trânsito foram temas abordados durante uma ação educativa do projeto “Escola do Trânsito”, que ocorreu nesta quinta-feira (10), na Emeief Pastor Ismael Pereira Lago, em Limeira. A iniciativa é da prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A atividade foi coordenada pelo agente de trânsito Tiago Gonçalves Pena, que está na função há cinco anos. Ele iniciou a conversa com os alunos falando a respeito do papel dos agentes, no sentido de atuar na organização do trânsito e garantir a segurança de pedestres e motoristas. “As crianças ficam bem entusiasmadas e o retorno é sempre positivo. A ideia é que eles sejam multiplicadores desses ensinamentos”, frisou.

PUBLICIDADE

Participaram aproximadamente 90 alunos do quarto ano da escola, entre eles, Nicolle Berenguel de Souza, de 10 anos. Ela disse que aprendeu sobre a importância de seguir as regras de trânsito e de atravessar sempre na faixa de pedestres. “O carro não deve ter mais do que cinco passageiros”, acrescentou. Enquanto pintava a cartilha educativa, ela comentou sobre o futuro: “quando fizer o exame para tirar a carteira de motorista, já terei mais conhecimento”.

Também com 10 anos, a colega de classe Isabelly Duarte Silva dos Reis disse que irá conversar com os pais sobre a aula de hoje, sobretudo porque a mãe acabou de tirar a carteira. “É preciso obedecer sempre as leis para ter mais segurança”, afirmou. Já a professora da classe, Sandra Cristina Gonçalvez, destacou que a atividade proporciona a complementação do conteúdo desenvolvido pela escola. “As crianças são os futuros motoristas e ações como essas permitem uma mudança de cultura. Esperamos colher frutos dessa iniciativa”, frisou.

A “Escola do Trânsito” prevê a realização de cinco aulas nas escolas participantes, uma vez por semana. Na próxima quinta, os alunos percorrerão as redondezas da escola, acompanhados de um mini-talão de multas. No encerramento dos trabalhos, haverá a montagem da “Cidade do Trânsito”, uma recriação cenográfica de vias, semáforos e sinalização, para que os alunos possam vivenciar o conhecimento adquirido.

Programação
As ações do projeto começaram nesta quarta (9), no Colégio Jandyra. As Emeiefs Major José Levy Sobrinho e Maria Thereza Silveira de Barros Camargo serão contempladas com a iniciativa a partir dos dias 12 de setembro e 4 de outubro, respectivamente.

Sair da versão mobile