É período de férias, no entanto, é preciso fazer os preparativos para o reinício das aulas. Um deles é a confecção da carteirinha ou cartão do transporte escolar dos alunos que devem ser providenciados pelos pais ou responsáveis pelos estudantes. A solicitação deve ser feita nas escolas que têm até o dia 15 de janeiro para enviar à Secretaria Municipal da Educação as listas com os nomes dos alunos que serão atendidos pelo serviço no ano letivo de 2018.
“Para ter direito ao transporte 100% gratuito o aluno precisa atender alguns critérios”, informa o secretário da Educação, Adriano Moreira. Atualmente, o município custeia o transporte de mais de oito mil estudantes. O serviço é realizado através de fretamento, por meio de convênio com a empresa Rápido São Paulo, fornecimento de passe escolar e com veículos de frota própria da secretaria.
“Os pais que precisam de transporte escolar para os filhos devem fazer a solicitação na escola que verifica se a criança atende os requisitos necessários”, explica Moreira. Caso isso seja confirmado, é emitida uma declaração que autoriza a confeccção do cartão ou carteirinha. Quem já utilizava o transporte escolar no ano passado deve fazer o recadastramento neste ano para continuar sendo beneficiado com o serviço.
Para ter transporte grátis, o aluno precisa morar a mais de dois quilômetros da escola, não pode ter sido transferido de unidade de ensino dentro do ano letivo e não ter escolhido escola para matrícula. “Caso os pais optem por uma escola diferente daquela para qual o aluno foi remanejado deverá arcar com o custeio de 50% do valor da passagem de ônibus”, esclarece a gerente Rafaela Gonçalves, do setor de Transporte Escolar da Secretaria da Educação.
Alunos menores de 12 anos são atendidos por transporte fretado ou veículo próprio da secretaria. Nesse caso, a carteirinha é simples e confeccionada na própria escola. Os estudantes maiores de 12 anos com direito à gratuidade recebem passe escolar para uso no transporte coletivo. O cartão deve ser feito no setor de transportes da Secretaria da Educação localizada no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). É necessário apresentar a declaração emitida pela escola e originais do RG e do comprovante de endereço, além de uma foto 3×4. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.
De posse do cartão, o aluno deve procurar a Central de Atendimento da Rápido São Paulo na Rua 1, em frente ao terminal urbano na antiga estação ferroviária, para o carregamento das passagens que deve ser feito mensalmente. Quem optar por escolher a escola do filho tem direito a desconto de 50% no valor da passagem. Nesse caso, o cartão é feito diretamente na Central de Atendimento da concessionária de transporte, mediante apresentação da declaração da escola e documentos da criança.