A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, finalizou na sexta-feira, dia 09, a oficina de grafite com alunos da Escola Estadual “Dom Idílio José Soares”. Ao todo, 30 estudantes participaram da ação socioambiental que resultou na completa revitalização do muro do reservatório de água tratada da BRK localizado no bairro Olga Veroni.
A proposta da oficina de grafite é justamente fomentar a apropriação de espaços públicos aliada à sensibilização socioambiental por meio da arte. Ao todo, foram sete dias de atividades e 28 horas de ações, com uma aula teórica e seis dias de atividades práticas em que os próprios alunos trabalharam no muro, com a orientação da artista que liderou a oficina e de acordo com a arte proposta.
No final, o empenho de cada estudante resultou na revitalização do muro de 180 metros quadrados do reservatório de água da BRK. O muro, que antes contava com pichações, se transformou em uma obra de arte que ficará exposta 24 horas, melhorando a vista para os moradores do bairro e para quem passa diariamente pelo local.
“A ação desenvolvida foi de extrema relevância. Os alunos tiveram a consciência ambiental de como a água de Limeira é tratada e distribuída, além de praticarem a valorização deste patrimônio, já que a caixa d’agua faz parte da vida das pessoas que estão aqui diariamente. Fora isso, aprenderam a técnica de como fazer o grafite no muro de forma consciente, organizada e com resultado muito eficiente”, analisou Marcos Dias Moraes, professor de geografia da escola Dom Idílio que acompanhou os alunos durante a ação.
A oficina foi liderada pela artista Bromow, que conduziu os alunos no processo criativo, incluindo a criação de uma coletânea de referências visuais, uma experimentação prática em folhas de papel e o planejamento para a execução em um mural externo.
De forma coletiva foi colocada em prática a técnica usada para ampliar desenhos com fidelidade em uma parede ou painel a partir de rascunhos em escala menor, chamada de doodle grid, com a transferência do layout predefinido para a parede.
“O grafite tem um potencial de transformação muito grande. Então, para a zeladoria da cidade e a transformação dos espaços, ele tem esse poder. Aqui a gente chegou em um espaço totalmente diferente e, depois da ação, o muro deixa de ser um local só de passagem e se torna um ponto a se visitar, se ver, contemplar”, avalia Bruna de Freitas Moreira, a Bromow, artista responsável por conduzir a ação com os estudantes.
“A proposta da oficina de grafite é inspirar os jovens a cuidarem não só do planeta, como também se apropriar e zelar pelos locais públicos. Queremos oferecer ferramentas de educação e transformação social. O resultado da ação reforçou a ideia de que este é um caminho de sucesso. O muro revitalizado do reservatório de água se tornou uma obra de arte construída pelas mãos da própria comunidade, revelando talentos e contribuindo para a beleza da paisagem urbana”, afirma Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK.