Um grupo de alunas do Colégio Jandyra, que integram o projeto Embaixadoras das Ciências, está promovendo uma campanha para arrecadação de absorventes higiênicos que serão doados para mulheres carentes de Limeira (SP). As doações podem ser entregues até o dia 9 de maio diretamente nos pontos de arrecadação.
Os absorventes arrecadados serão entregues para a APAE e para a Casa Espírita de Caridade Sebastião Peres e Lourdes Bueno, localizada na Boa Vista, que atende famílias em vulnerabilidade social.
O projeto Embaixadoras das Ciências tem como objetivo principal fazer com que as alunas propaguem, através de ações sociais, a importância das mulheres nas Ciências ao longo da História, buscando criar uma consciência da importância da igualdade de gênero, contribuindo para o estímulo de formação de novas pesquisadoras. O grupo é formado pelas estudantes Maria Clara Cirulli, Vitória Ashilyn da Silva Furlan, Lívia Germano Roldan, Beatriz Piovani Marchione, Sofia Gava e Maria Eduarda Sawa.
Em pesquisa feita por elas foi constatado que 12% da população feminina no mundo não tem acesso a absorventes. Os dados foram divulgados pela ONU e significam que 936 milhões de mulheres vivem em condição de pobreza menstrual. No Brasil, 26% das mulheres entre 15 e 17 anos não têm acesso a produtos de higiene menstrual.
Para contribuir basta entregar a doação nos pontos de coleta que são: Colégio Jandyra localizado na rua Barão de Cascalho, 1057, Centro ou Jandyrinha que fica na rua Duque de Caxias, 1019, Centro. É possível ainda contribuir por meio da arrecadação on-line pelo link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/arrecadacao-de-absorventes .