Reinaldo Bertanha, morador e empresário instalado na Rua Sete de Setembro, Centro Acima, em Limeira (SP), precisou, por duas vezes, colocar novas lixeiras na frente de seu imóvel porque condutores de veículos, em alta velocidade, perderam o controle da direção e subiram na calçada arrancando-as.
Uma outra vizinha, segundo ele, teve que colocar ferro com cimento na calçada, para evitar que sua casa seja invadida por veículos. Reinaldo diz, ainda, que já colidiram contra o portão de um lava-rápido, e teve uma caminhonete que ficou sem a roda, após a colisão.
A ocorrência mais recente, conforme imagens de uma câmera e que foram enviadas ao Rápido No Ar, através do programa “Aqui o seu bairro tem voz, chama o Veloz”, foi registrada no último final de semana e envolve um veículo prata cujo motorista perdeu o controle, subiu na calçada, e por questões de distância mínima não entrou na parede.
“É sempre aos finais de semana, durante a madrugada, e principalmente aos domingos à noite”, declarou Reinaldo. A Prefeitura de Limeira, segundo ele, após reclamações anteriores, instalou uma lombada no local, porém a cerca de 50 metros de onde os condutores fazem a curva.
A reportagem observou, enquanto entrevistava Reinaldo, que quando deparam com a lombada, que foi construída depois da curva, os respectivos condutores pisam no freio, mas já estão em cima e não conseguem evitar acidentes.
Reinaldo disse que a lombada deveria estar num local visível, antes da curva. “No local onde foi colocada não tem lógica. Teria que ter sido instalada antes dessa viradinha. Eu reformei a casa e a vitrine. Se algum veículo desgovernado causar danos quem irá ressarci-los”?, questionou.
A PREFEITURA
A Secretaria de Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Limeira, informou, por meio da assessoria de imprensa, que a colocação da lombada já é um inibidor da velocidade naquele trecho.
Em relação à instalação de defensa metálica na calçada, para impedir que veiculos as invadam, de acordo com o departamento, os moradores podem entrar com um pedido junto à secretaria para que seja feita uma avaliação técnica e, assim, sejam tomadas as medidas cabíveis.
RECLAMAÇÕES
Para particiar do quadro “Aqui o seu bairro tem voz, chama o Veloz”, a população poderá enviar mensagens, via WhatsApp, para o número (19) 996251656.