Palmeiras e Santos decidem hoje, às 10h, no Allianz Parque, o título da Copa São Paulo de Juniores. Anteriormente prevista para às 16h, a final teve seu horário remanejado para evitar a possibilidade de um confronto entre torcedores de Palmeiras e Corinthians. O Timão atua hoje, às 21h, diante da Ferroviária, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Paulista.
Diferentemente dos últimos anos, em 2022, o Pacaembu não estará disponível para receber a final da Copinha, como geralmente acontece. O estádio está passando por um amplo processo de reforma e modernização após ter sido concedido à iniciativa privada.
Com a impossibilidade de contar com o Pacaembu, a FPF deixou a definição do palco da final em compasso de espera até que se confirmassem seus participantes. Como o Palmeiras é o time de melhor campanha, terá o privilégio de atuar em sua casa com o apoio da sua torcida, que será a única presente no Allianz Parque.
O Palmeiras, que busca o título inédito da competição, terminou a primeira fase na liderança do Grupo 28, com sete pontos ganhos, goleando o Assu/RN por 6 a 1, vencendo o Real Ariquemes/RO por 3 a 0 e empatando com o Água Santa por 1 a 1.
Na sequência, o time comandado por Paulo Victor Gomes goleou o Mauá por 4 a 0 na segunda fase. Derrotou o Atlético-GO por 3 a 0 na terceira fase e passou pelo Internacional/RS por 2 a 1 nas oitavas de final.
Já nas quartas de final, vitória fácil sobre o Oeste por 5 a 2, com direito a um golaço de bicicleta de Endrick. Na semifinal, com um gol de Giovani, o Palmeiras tirou do páreo o forte São Paulo, na Arena Barueri.
O Santos está invicto na competição, com seis vitórias e dois empates. Com exceção da semifinal, todos os seus jogos foram disputados na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara.
Na primeira fase, o time praiano passou em 1º lugar, com três vitórias: 2 x 1 Operário/PR, 3 x 0 Rondoniense e 2 x 0 Ferroviária.
Na segunda fase, o alvinegro eliminou o Chapadinha, sem dificuldades, por 3 a 0. Na terceira fase, o Santos teve trabalho para passar pela Ferroviária. Após um empate sem gols no tempo normal, brilhou a estrela do goleiro Diógenes nos pênaltis.
Contra o Fluminense pelas oitavas de final, o meia Lucas Barbosa chamou para si a responsabilidade e marcou dois belos gols na vitória diante do favorito Fluminense por 2 a 1. Aliás, o meia está suspenso e desfalca o time praiano na decisão.
Já nas quartas de final, o Santos também sofreu. Pegou um Mirassol muito determinado e valente. Abriu 2 a 0, mas tomou o empate. Nas penalidades máximas, novamente o Peixe contou com a boa performance do goleiro Diógenes, que defendeu duas cobranças.
Nas semifinais, o Santos passou pelo América/MG por 3 a 0, no Anacleto Campanella, gols de Lucas Barbosa (2) e Wesley Patati. O alvinegro espera hoje por uma boa atuação de sua principal estrela: Rwan Seco.
O Santos tem três títulos de Copa São Paulo: 1984, 2013 e 2014, além de dois vices: 1982 e 2010. Gustavo Holanda Souza, de apenas 23 anos de idade, será o árbitro da final, enquanto José Cláudio Rocha Filho será responsável pelo VAR.