Ícone do site Rápido no Ar

Áh, a resiliência… a dia que passa se torna uma habilidade mais importante!

E a vida é assim: cercada de desafios, de novidades, de bons momentos, de conquistas, porém as dificuldades, os traumas, os sustos, os medos também fazem parte dela e de nosso dia-a-dia. Existem momentos em que pensamos: ‘Não vou conseguir suportar tudo isso.’ ou ainda: ‘Por que isso está acontecendo comigo?’. Sim, quantas vezes não somos surpreendidos por acontecimentos, situações, notícias que nos ‘tiram o chão’?

Nesses momentos pode ser que achemos que não iremos superar essa situação, que nunca mais seremos os mesmos (e não seremos mesmo), que vamos sucumbir e assim por diante…

Entretanto não precisa ser assim e nem deve ser assim, não é? Monja Coen nos convida a pensarmos sobre isso, quando diz: “Resiliência é aquela capacidade de não desistir do meu propósito. A vida é cheia de obstáculos, de dificuldades e a grande bênção é que a gente não desiste dela. Eu não preciso lutar com o outro, eu não preciso matar o outro. Eu preciso encontrar o caminho de chegar até lá. Que salto eu tenho que dar?”. Não está errada, não é? Como conseguimos caminhar e encontrar (ou reencontrar) nosso caminho, após alguns revezes ou problemas da vida?

Para a Psicologia a resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, encontrando soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. Não é simples e fácil, entretanto não é impossível. De acordo com o Psicólogo Robert Brooks, pessoas resilientes têm maior senso de controle sobre suas vidas, tornando-as mais dispostas a assumir riscos. Além disso, devido à sua visão otimista, elas são mais propensas a desenvolver e manter relações positivas com os outros, além de viverem vidas mais significativas.

Todos nós temos maneiras diferentes de gerenciar o estresse e, portanto, diferentes estratégias que podem levar a uma sensação de resiliência.

Assim, a resiliência é uma característica que pode ser desenvolvida. Algumas são as estratégias para começarmos a desenvolver tal habilidade/característica:
1. Mantenha-se flexível: as pessoas resilientes esperam enfrentar desafios em diferentes pontos de suas vidas e são o capazes de ajustar seus objetivos e encontrar maneiras de se adaptar.

2. Aprenda lições: “Quando você tem uma experiência negativa, concentre-se nas lições positivas que você pode aprender com isso”, diz Ani Kalayjian, psicóloga. Deixe de lado o papel de vítima e se pergunte que você poderia fazer diferente na próxima vez para obter um resultado melhor.

3. Tenha atitude positiva: pense sobre o que você pode fazer para melhorar sua situação e depois faça isso.

4. Mantenha-se conectado: nutra seus relacionamentos com amigos e familiares e quando você estiver passando por um momento difícil, não se afaste de outras pessoas. Aceite a ajuda daqueles que se preocupam com você.

5. Libere a tensão: certifique-se de ter alternativas para expressar suas emoções e aliviar a tensão. Então, recomendamos algumas: Escreva em um diário; Desenhe; Medite; Dance ou cante.

6. Faça terapia.

7. Acredite em si mesmo: fique orgulhoso de suas habilidades e do que você fez.

8. Sorria: mantenha seu senso de humor mesmo diante tempos difíceis. O riso alivia o estresse e ajuda você a controlar as coisas. De acordo com Shawn Achor, autor do livro The Happiness Advantage, felicidade exige trabalho, ela requer que o nosso cérebro treine exatamente como os atletas fazem. Por isso, sorrir é muito importante, é um treino diário para nossa mente.

9. Seja otimista: uma perspectiva positiva e esperançosa tornará você muito mais resiliente. Lembre-se de que muitos dos problemas que você enfrentará na vida são temporários e que você superou os constrangimentos no passado.

“Risin’ up, back on the street. Did my time, took my chances. Went the distance, now I’m back on my feet. Just a man and his will to survive. So many times, it happens too fast. You change your passion for Glory. Don’t lose your grip on the dreams of the past. You must fight just to keep them alive.” Eye Of The Tiger – Survivor

teste
Sair da versão mobile