Ícone do site Rápido no Ar

Agências bancárias terão que disponibilizar guichês de caixa rápido em Limeira

Com aprovação unânime em plenário, na sessão desta segunda-feira (6) o projeto de lei 26/2017, que dispõe sobre a instalação e disponibilização de “guichês de caixa rápido” nas agências bancárias de Limeira, agora segue para apreciação do prefeito Mario Botion (PSD). A proposta do vereador Nilton Santos (PRB) prevê diminuição de tempo de espera de clientes para atendimento em bancos.

PUBLICIDADE

Segundo o projeto, são considerados guichês de caixa rápido “o caixa localizado dentro da agência bancária, com o respectivo funcionário, que atenderá, preferencialmente, clientes que possuam até dois procedimentos junto à agência, seja pagamento, saque, transferência, ou qualquer outra modalidade prevista”. O autor da propositura explica que a medida visa a impor aos bancos que instalem equipamentos destinados a propiciar conforto aos usuários.

“Fila em banco é um transtorno, causa desconforto e diminui a qualidade de vida dos nossos cidadãos. É geral o sentimento de indignação com relação a este tema. A população é permanentemente desrespeitada pelo péssimo atendimento prestado pelos bancos no setor dos guichês. São recorrentes os descasos das instituições bancárias, que disponibilizam funcionários para setores mais rentáveis ao banco e deixam à míngua o atendimento aos usuários”, defende o vereador Nilton Santos em justificativa à matéria.

O PL 26/2017 deixa claro que as agências devem disponibilizar ao menos um guichê de caixa rápido, além dos guichês normais, que atendem o público em geral, e dos caixas preferenciais, já destinados ao atendimento de pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo. O descumprimento da legislação acarretará a aplicação de multa às instituições financeiras no valor de 100 UFESP’s (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) por dia de desrespeito.

O alcance da lei proposta estabelece que os clientes com demanda de, no máximo, dois procedimentos tenham atendimento prioritário nos caixas rápidos, mas na ausência deste tipo de operação, o serviço do guichê poderá ser estendido aos demais usuários.

Sair da versão mobile