Não há limites para o limeirense Onivaldo Squizzato. Aos 69 anos e muito bem preparado fisicamente, o advogado completou seu 14º Desafio do Dunga (Dopey), em Orlando, Miami, nos EUA.
São quatro dias de muita entrega e dedicação, totalizando quase 80 km de maratona. Squizzato completou os 5 km no dia 8 de janeiro, os 10 km no dia 9, a Meia-Maratona de 21 km no dia 10 e encarou como um gigante a Maratona de 42 km no dia 11.
Além de ter um mental muito forte, sua marca registrada, Onivaldo contou com o apoio da esposa e do enteado, que o acompanharam, e do médico santista Thiago Siervo. O limeirense viajou para os Estados Unidos no dia 28 de dezembro para passar o Reveillon em Nova York. Mas estava com um incômodo na panturrilha esquerda.
Essa lesão poderia complicar seu desempenho nas provas. Mas um anjo da guarda apareceu. Siervo, especialista em medicina do esporte, o ajudou no tratamento, o deixando em condições de encarar mais esse desafio.
“Quando cruzei a linha de chegada foi um alívio muito grande. Confesso, não sentia mais minhas pernas. Forcei demais a direita para preservar a esquerda. Não foi fácil, mas graças a Deus consegui. Agradeço demais o Dr Thiago, que foi fundamental na minha recuperação rápida. Tanta gente nos EUA e fui encontrar justamente com um médico do esporte e ainda por cima, brasileiro. Deus é bom demais”, comentou.
Onivaldo contou que foi reconhecido pelo próprio médico, até porque é o único brasileiro que detém o Perfect Dopey. São 13 idas seguidas para os EUA para esse desafio. Só não foi em 2021 por conta da pandemia da Covid-19. Uma simples foto deu início a uma amizade para sempre.
Prestes a completar 70 anos, Onivaldo já começa a se preparar para o novo desafio: a Maratona de Boston, em abril. Sua filha Ana Carolina o acompanhará e completará sua sexta maratona, tendo o direito de entrar para o seleto grupo do Abbott Word Marathon Majors.
Só ganham esta cobiçada medalha aqueles que completam as seis maratonas do circuito: Chicago, Nova Iorque e Boston, nos EUA, Londres, na Inglaterra, Berlin, na Alemanha e Tóquio, no Japão. “Minha maior felicidade é ver minha filha tendo gosto por maratonas e ainda por cima, me acompanhando por esse mundo afora. Isso não tem preço que pague. É um tremendo orgulho”, destacou.
Squizatto tem 33 maratonas em sua carreira: Nova Iorque (cinco vezes), Boston (três), Berlim (três), Tóquio (três), Chicago (duas), Londres (duas) e Sidney, na Austrália (uma) e 14 desafios do Dunga. Por isso, ele é considerado um dos maiores maratonistas do país.
Em breve, Onivaldo Squizzato pode começar a contar sua vida de maratonas em um livro, que servirá de inspiração para muita gente. Hoje, esse renomado advogado limeirense é uma referência em nosso país, virando até uma matéria especial na Folha de São Paulo.

