Ícone do site Rápido no Ar

Adolescente que ingeriu carne de marmota morre de peste bubônica na Mongólia

Um garoto de 15 anos, morador da província de Gobi-Atai, na Mongólia, faleceu na última segunda-feira (13) por complicações ligadas à peste bubônica, após ingerir carne de marmota que estava infectada. Esta é a primeira morte pela peste bubônica em 2020. O Ministério da Saúde do país confirmou a informação na terça-feira (14).

Além dele, outros dois adolescentes comeram a carne do animal e estão sendo tratados com antibióticos. Todas as pessoas que podem ter tido contato com o jovem, também estão em quarentena.

A caça e consumo do animal são proibidos na região por conta dos riscos que pode oferecer, pois a peste é comum em grandes roedores. Ao mesmo tempo em que a morte foi registrada na Mongólia, um esquilo contaminado com a doença foi encontrado no Colorado, EUA. É a primeira vez que a doença é registrada em um animal da região

No início de julho, as autoridades chinesas emitiram um alerta sobre casos suspeitos na Mongólia, país com o qual faz fronteira e interditou a fronteira do país com a Rússia.

O alerta de nível 4, segundo mais baixo, incentivava as pessoas a reportarem quando houvesse morte repentina sem motivos aparentes e também a evitar contato com marmotas, reportando caso encontrem o animal morto.

Casos da peste são esporádicos e ocorrem em diversas partes do mundo, podendo, em casos não graves, ser tratada com antibióticos comuns. Porém algumas regiões estão propensas a desenvolver surtos de peste bubônica, por isso emitem alertas e reforçam medidas de segurança.

Sair da versão mobile