Os trabalhos da Prefeitura de Limeira de controle e prevenção do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, seguem intensos na cidade, apesar da pandemia de coronavírus. Nesta terça-feira (28), a Divisão de Controle de Zoonoses e a Vigilância Sanitária realizaram duas ações de vistoria na cidade. Atualmente, o município tem 708 casos confirmados de dengue e outros 1.781 registros aguardam confirmação.
A primeira delas ocorreu em um comércio na rodovia Limeira-Piracicaba, onde agentes localizaram uma grande quantidade de pneus armazenados de forma inadequada. Segundo a chefe da Zoonoses, Pedrina Costa, os pneus apresentavam larvas de mosquito, que serão encaminhadas para análise de compatibilidade com o Aedes. O proprietário do estabelecimento foi autuado pela Vigilância Sanitária.
Um posto de combustíveis abandonado na Av. Costa e Silva foi o alvo da segunda fiscalização do dia. O local já havia sido advertido anteriormente pela Divisão de Fiscalização de Posturas para limpeza e fechamento. Conforme Pedrina, o espaço receberá acompanhamento constante até que o proprietário tome as providências necessárias. Agentes colocaram larvicida em alguns pontos de risco, ou seja, com potencial de acumular água. O proprietário do posto também será autuado pela Vigilância Sanitária.
“Todas as ações de enfrentamento à dengue estão mantidas no município. Além das visitas de rotina na cidade, denominadas casa a casa, continuamos o trabalho de fiscalização em locais que oferecem risco de proliferação do mosquito”, frisou Pedrina.