Nesta segunda-feira (5) iniciou-se a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e Adolescentes. Visando ressaltar a importância do incentivo a vacinação, a equipe do Rápido no Ar conversou com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Limeira-SP, Amélia Maria P. da Silva.
“Estamos observando uma queda brusca da cobertura vacinal no país”, conta Amélia. “É importante lembrar que a Poliomielite pode atingir as crianças e é uma doença muito séria que causa deformidades físicas permanentes. A falta de vacinação facilita a introdução desses vírus e a ocorrência de casos, surtos e epidemias, por isso as crianças são o público-alvo. Pedimos para que os pais procurem pelas unidades mesmo que os cartões de vacina estejam em ordem e completos para que assim seja avaliado na sala de vacina da unidade em que procurarem pra conferir se não tem nenhuma outra vacina que esteja em atraso”, orienta.
Além disso, a campanha de vacinação contra o Sarampo é indicada para crianças menores de 1 ano, devido ao surto recente que atingiu de bebês de 6 meses a adultos de 49 anos em todo país.
A meta principal da campanha é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos. Para o público de 5 a 14 anos, o atendimento será direcionado àqueles com pendencias na caderneta, porém a orientação é que procurem uma unidade de saúde para que seja avaliada a situação vacinal. “A vacina é um direito de todos e tem o poder de proteger e prevenir que as pessoas, principalmente as crianças, adoeçam.”
A campanha vai até o dia 31 de outubro em unidades de saúde com salas de vacina na rotina das 7h30 às 11h e das 12h às 16h.
No dia 17 ocorrerá o chamado “dia D”, em que as unidades estarão abertas o dia inteiro.
Confira a matéria no YouTube: https://www.youtube.com/embed/Fyiq8H6bYr0