Ícone do site Rápido no Ar

A construção da maturidade e os momentos de crise

“A adversidade é um trampolim para a maturidade.” Charles Caleb Colton. Ao longo de nossa vida muitos são os momentos de adversidades, aqueles momentos em que nos ‘falta o chão’, que ficamos atônitos e sem ação, que temos vontade de ‘largar tudo’, fazermos ‘birra’, mas não podemos, é preciso enfrentarmos nossos problemas, encaramos nossos medos, buscarmos soluções para os problemas.

A maturidade é definida como “estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento: maturidade comportamental, mental etc.”. A maturidade é observada em nossas ações, em nossa capacidade de nos colocarmos de forma assertiva com o outro, de compreendermos que nem tudo ocorre como queremos ou como achamos que deveria ser. A maturidade nos faz olhar os problemas e as adversidades de forma mais comedida e mais ‘calma’, sem o desespero e sem o alarde desnecessário.

Outro aspecto positivo que a maturidade nos traz é a resiliência. Quanto mais maduros nos tornamos, mais resilientes, isto é, a capacidade de lidarmos com problemas, adaptarmos a mudanças, superarmos obstáculos ou resistirmos à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático, dentre outros.

Quanto mais maduros e mais resilientes vamos nos tornando, mais conseguimos lidar com o que a vida nos apresenta e retornarmos a nosso estágio inicial de homeostase e tranquilidade.
É importante que possamos tentar encarar todo problema e/ou adversidade com calma, com olhar assertivo, é importante que tentemos não nos desesperarmos ou perdermos a linha de raciocínio, mantermos a racionalidade nos ajuda muito neste momento de problemas e de situações adversas que nos atropelam.

Em seguida avaliarmos possibilidades de ação para que possamos dar início a solução e superação do problema. Planejamento para lidarmos com a situação de adversidade nos ajudará muito na solução do mesmo e com o sofrimento reduzido.

Adotarmos um pensamento e postura otimistas é importante, pois nosso olhar e nosso pensamento determinam a maneira como nos sentimos e podem interferir em nossos comportamentos.

Encerro com um convite a reflexão: “Resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. É ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e com a certeza de que tudo passa.”

teste
Sair da versão mobile