Ícone do site Rápido no Ar

7º Grupamento de Bombeiros completa 122 anos

Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

O 7º Grupamento de Bombeiros, da Polícia Militar, que atua na região de Campinas, completou 122 anos neste mês e realizou uma cerimônia comemorativa para celebração do seu aniversário e da restauração do prédio histórico que ocupa. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (27) e contou com a entrega de um Memorial ao Herói, além da outorga da Medalha do Centenário da unidade. O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, participou da solenidade e foi um dos agraciados.

“Gostaria hoje de cumprimentar aos integrantes do Corpo de Bombeiros, especialmente do 7º GB, pelo que construíram. Essa unidade é feita pela história que escreveram e pelas pessoas que a compuseram e que hoje a compõem”, ressaltou o secretário.

A história do 7º GB tem início em 23 de janeiro de 1900, quando foi criado o Corpo Municipal de Bombeiros de Campinas, com oito bombeiros que levavam a bomba de combate a incêndio até o local da ocorrência utilizando uma carroça movimentada por tração animal.

Depois, em 11 de julho de 1909, o Corpo de Bombeiros passou a ocupar a atual sede histórica, localizada no encontro da Rua Ferreira Penteado com a Rua José Paulino. O local, carinhosamente chamado de ‘Pombal’ por causa do seu formato peculiar, foi restaurado durante o segundo semestre do ano passado e ganhou um ‘Memorial ao Herói’ – um espaço para simbolizar os soldados do fogo mortos em combate – que foi inaugurado formalmente na ocasião. O comandante da unidade aproveitou a oportunidade para reconhecer os envolvidos. “Agradeço a todos que contribuíram com essa reforma”, tenente-coronel Eglis Roberto Chiachirini.

Durante a solenidade, também foi inaugurada uma obra de arte produzida pelo integrante do 7º GB, sargento Evandro Luis Baptistella, a qual é uma reinterpretação da Cruz do Campo de Batalha original, apresentando, até o momento, a única composição do mundo nesta forma: as Botas de Bombeiro, representando a última corrida para a emergência, o Machado Rompedor, um momento de pausa para oração e reflexão, e o Capacete de Bombeiro, que representa o Soldado do Fogo que entregou o sacrifício máximo, a sua vida.

Medalha do Centenário

Ao longo da cerimônia, 26 pessoas, foram agraciadas com a Medalha Comemorativa do Centenário do 7º GB. Instituída por meio de decreto estadual, em 2.000, a honraria tem o objetivo de condecorar personalidades civis e militares, e instituições públicas e privadas, que tenham contribuído com a unidade ou prestado relevantes serviços ao Estado e a seu povo, engrandecendo o nome do CB.

“Agraciar quer dizer demonstrar gratidão. Mas somos nós que agradecemos por tudo que fazem pela população campinense”, afirmou o titular da pasta, que também foi homenageado com a honraria durante a solenidade.

teste
Sair da versão mobile