Ícone do site Rápido no Ar

53 obras concorrem às premiações artísticas da Prefeitura de Sorocaba

FOTO: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), recebeu, neste ano, 30 inscrições para o Prêmio Anual Sorocaba de Literatura e 23 para o Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais, totalizando 53 obras inscritas. O prazo de inscrição para as duas premiações, que eram voltadas para autores e artistas com idade a partir de 18 anos e residentes em Sorocaba há, pelo menos, dois anos, encerrou-se nesta terça-feira (28).

“O intuito dos nossos prêmios é valorizar e divulgar a produção dos artistas locais. Disponibilizaremos as obras, já a partir desta quarta-feira (29), aos peritos, inscritos no Edital de Credenciamento Permanente nº 10/2019, com formação e experiência nas áreas, para avaliação. Cada trabalho será analisado por uma comissão julgadora formada por três profissionais”, explica o secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

O Prêmio de Literatura tem como intuito valorizar e divulgar a produção literária local, além de promover o incentivo à leitura e o contato da população com autores sorocabanos. Os autores participam com livros editados em 2019 ou 2020 nos seguintes gêneros: Ficção – Romances, Ficção – Novelas, Ficção – Contos, Ficção – Crônicas, Biografia, Não ficção, Infantil, Juvenil, Artes e Fotografia e Poesia.

Os gêneros literários serão analisados pelos peritos, respeitando suas especificidades e critérios de avaliação, entretanto, serão premiados os livros que obtiverem as cinco melhores notas, independentemente de suas categorias. Os cinco melhores trabalhos receberão um prêmio de R$ 5 mil, cada.

Os autores vencedores deverão realizar uma atividade como contrapartida, como oficinas, palestras, recitais, entre outras, com o objetivo de formação do público leitor e escritor, no prazo de 12 meses, a partir da data de premiação.

Já, o Prêmio de Artes Visuais visa estimular e difundir a produção de artistas das áreas de fotografia, pintura, gravura, desenho, videoarte/videoinstalação, performance, objeto e escultura, além de reunir, fomentar e promover o intercâmbio entre os mesmos, propiciando a reflexão e o aprendizado.

A seleção das obras será realizada em duas etapas: Análise e pré-seleção, por meio do material inscrito, e Premiação, mediante exame das obras originais. Os critérios da Comissão Julgadora serão os seguintes: currículo (2 pontos); portfólio (2 pontos); proposta da obra, incluindo suas características estéticas e a solução técnica (3 pontos); e relação da obra com as questões da contemporaneidade (3 pontos).

Serão premiados até cinco trabalhos, produzidos em 2019 ou 2020, datados e inéditos, no valor individual de R$ 5 mil. Os artistas vencedores terão que oferecer, no prazo de 12 meses, a partir da data da premiação, uma contrapartida cultural/social, visando garantir o amplo acesso da população, de forma descentralizada, às variadas atividades culturais, assim como a formação artística e cultural da comunidade. Já, a exposição dos trabalhos vencedores será realizada em espaço e período a serem divulgados pela Secult.

A Secretaria da Cultura está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br.

Sair da versão mobile