É notório o avanço, tanto tecnológico como em popularidade, do Instagram diante de outras redes sociais. A empresa que hoje tem mais de 1 bilhão de usuários e que foi comprada em 2012 pelo Facebook por 1 bilhão de dólares, hoje está avaliada em mais de 100 bilhões, segundo matéria da Bloomberg, que também prevê que em 5 anos, o número de usuários dobrará. Impressionante, não?
Após tirar de cena o Snapchat com o recurso de stories, a plataforma agora ataca o poderoso YouTube com o serviço IGTV, possibilitando os usuários publicarem vídeos de até 60 minutos. Além de popularizar vídeos na vertical em smartphones.
O Instagram não é fraco não, por isso tem cativado tanto usuários como empresas, e hoje é a principal rede social trabalhada em marketing de influência. Pensando nisso, preparamos 5 dicas para deixar o seu perfil do Instagram mais atrativo e profissional. Acompanhe.
1. Cores
Você já ouviu falar de psicologia das cores? Esse estudo mostra como cada cor gera ou aguça uma sensação diferente nas pessoas. Por isso, é muito importante saber qual cor e a melhor forma de usá-la. Você tem um nicho ou assunto principal que trabalha em seu perfil, então, descubra qual a cor tem um significado que favorece a transmissão de sua mensagem.
Após reconhecer qual é a melhor cor para seu perfil, crie uma paleta de cores baseada na cor escolhida e trabalhe sempre com elas. Você vai reparar que depois dessa escolha, a criação de conteúdo também será inversa, ou seja, você terá insights de conteúdo por conta da paleta de cores que você escolheu.
2. Composição
A composição não é tão simples de analisar como a escolha de uma paleta de cores, mas é tão importante quanto. A composição da foto ou imagem é a maneira como você irá montar o cenário da história que você está contando. E nesse cenário existem os elementos principais, os fundamentais e os secundários. Mas como montar então uma boa imagem?
Existem alguns modelos já definidos como a Regra dos Terços, onde a imagem é dividida em 9 quadrados e o destaque deve estar nos pontos de cruzamento dos quadrados; Proporção Áurea, que é resultado de um cálculo mais complexo, mas que também define os locais onde a mensagem principal deve estar alocada na imagem. Todas as regras podem ser quebradas, mas não ignoradas. Pesquise, descubra e experimente diferentes composições e veja qual é a melhor para seu perfil.
3. Objetivo
Já citamos 2 pontos práticos para criar um perfil interessante e atraente, mas vamos voltar alguns passos e falar sobre o ponto principal e que norteia as escolhas de características de seu IG, o objetivo.
Por que você criou o seu perfil no Instagram? Qual é a mensagem que você quer passar? O que pretende alcançar?
Essas são algumas perguntas que devem estar bem claras, pois através das respostas a essas perguntas você saberá quais escolhas tomar quando tiver que decidir assuntos como qual a melhor cor para o perfil? Como fazer os enquadramentos? Estruturação da legenda, entre outros fatores que você precisa definir.
4. Conteúdo
Chegamos em um ponto fundamental na estruturação de um perfil atraente, o conteúdo.
Para melhor avaliação e até criação de um conteúdo precioso, costuma-se dividi-lo em dois: categoria e estilo. Categoria é a especialização, como tecnologia, mundo geek, moda, gastronomia, etc. Já estilo é definido pelas características do conteúdo, como a paleta de cores, forma de transcrever as legendas, tipos de fotos postadas, entre outros.
A mistura dos dois elementos tornará o perfil atrativo ou não. O perfil precisa revelar uma variedade de informações, mas todas coesas e em harmonia.
Para finalizar esse ponto gostaríamos de deixar uma pergunta. Se alguém olhar seu perfil, conseguirá identificar uma mensagem principal olhando para seu feed?
5. Regularidade
Regularidade nas postagens é muito importante, e com isso não estamos dizendo que é fundamental criar conteúdo diário, e sim, que é de grande valia planejar e sempre postar com a mesma frequência. Se será 1, 2 ou 10 posts por semana, não importa, o que é preciso ter é um padrão.
Planejado o calendário de postagens, faça testes. Crie posts em dias e horários diferentes e analise quais foram os conteúdos com maior engajamento, com maior número de likes e assim por diante. Depois de avaliar, faça suas postagens nos dias e horários com maior repercussão.
Considerações finais
Os pontos citados são para nortear o processo de criação de um perfil atrativo. Avalie seu IG, mude se for preciso e encontre seu estilo, destacando seus pontos fortes e atraindo mais seguidores. Qualquer dúvida ou alguma outra dica que tenha para potencializar um perfil do Instagram é só deixar nos comentários.