Um balanço realizado pela BRK Ambiental, Concessionária responsável pelo tratamento de água e esgoto de Limeira (SP), mostra que 420 toneladas de lixo foram retiradas de estações de tratamento de esgoto em um período de 5 anos.
Isso é o reflexo de descartes irregulares de lixo nas redes de esgoto nas residências, empresas e vias públicas. A BRK registra até 30 entupimentos na rede por dia.
De acordo com a empresa, o número de lixo acumulado nas redes diariamente pode chegar até uma tonelada. Ela ainda explica que as redes possuem alguns “bloqueios” que barram lixos sólidos e que as 420 toneladas se referem somente aos dejetos que passam pelos bloqueios.
A rede de esgoto é projetada para receber apenas 1% de materiais sólidos, referentes ao descarte de vasos sanitários, mas com os descartes irregulares a rede fica sobrecarregada e diversos problemas são registrados.
A empresa destaca que os materiais mais comuns a serem encontrados são restos de construção civil, como: pedras, sacos de cimento, madeiras e plásticos. Além de dejetos de banheiro (cotonetes, cabelos, absorventes, papel higiênico e fio dental). Restos de comida e óleo também são grandes vilões nas redes, causando uma série de entupimentos.
Uma boa educação e conscientização da população é a melhor maneira de resolver o problema de entupimentos nas redes, evitando assim futuros transtornos para toda a comunidade limeirense.