Ícone do site Rápido no Ar

Rede Municipal de Educação de Piracicaba tem seis projetos finalistas no Prêmio Liga Steam

Foto: Divulgação

A Rede Municipal de Educação de Piracicaba (SP) assegurou seis vagas entre as finalistas do prestigiado Prêmio Liga Steam, promovido pela Fundação ArcelorMittal. A competição contou com a participação de mais de 1.400 professores de todo o Brasil, apresentando projetos inovadores de suas turmas. Os vencedores serão anunciados durante a solenidade programada para o dia 08/12, na cidade de Belo Horizonte (MG).

O Prêmio Liga STEAM está estruturado em três categorias distintas com 10 finalistas em cada uma, sendo:

ADVERTISEMENT

Categoria 1: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, que engloba a Pré-escola (faixa etária de 4 anos a 5 anos e 11 meses) até o 2º ano

Categoria 2: Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais, que vai do 3º ao 9º ano do ensino fundamental

Categoria 3: Ensino Médio, da 1ª à 3ª série.

Cada uma dessas categorias será reconhecida com premiações para o 1º, 2º e 3º lugar. Os prêmios serão distribuídos em homenagem à escola, ao professor e aos estudantes participantes do projeto.

Destacando-se na categoria 1, “Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais”, Piracicaba brilhou com cinco projetos entre os dez finalistas. Na categoria 2, “Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais”, a cidade garantiu a presença de um projeto entre os finalistas.

Os projetos finalistas são das escolas Joaquim Carlos Alexandrino de Souza (Uni, duni, tê, o escolhido é aprender!), Mario Boscolo (Sabores e aromas da terra), Antonia Jesuína Camillo Pipa (Água da vida e a vida que brota da água), Ada Buselli Neme (“S.O.S Guamium”), Carlos Sodero (Consumo consciente, natureza eficiente) e escola Tercilia Bernadete Sanches Costa (Monitoramento dos nascentes dos córregos do entorno da Escola Municipal Professora Tercilia)

PREMIAÇÃO DE DESTAQUES – Os vencedores da categoria 1 serão agraciados com o Projeto Contos Maravilhosos, que consiste na implementação de uma Brinquedoteca na escola vencedora. A premiação inclui a reforma de um espaço destinado à biblioteca, mobiliário, decoração, aquisição de tecnologia, software de empréstimo de livros e 500 livros infantis.

Para as categorias 2 e 3, os projetos vencedores receberão o Projeto Mentes Brilhantes, que engloba a reforma de uma sala de aula em escola pública e a instalação de um LAB dedicado à robótica e pesquisa e inovação. Cada LAB será equipado com notebook para o professor, impressora multifuncional, kits educacionais Lego Education Spike Prime, tablets/notebooks, mobiliário completo, TV Smart LED 50, impressora 3D e Wi-fi.

O secretário Bruno Roza expressa sua satisfação com os resultados, destacando o incrível trabalho realizado dentro e fora das unidades da Rede por meio do Steam. Ele agradece à Fundação ArcelorMittal pela parceria e oportunidade, ressaltando que toda a comunidade educacional está na torcida para que uma das unidades finalistas conquiste o primeiro lugar, assim como em 2022.

Sair da versão mobile