Ícone do site Rápido no Ar

36º Batalhão da Polícia Militar de Limeira é o primeiro do estado de São Paulo a ter usina de energia solar

Foto: PM/Divulgação

O 36º Batalhão da Polícia Militar de Limeira tornou-se o primeiro no estado de São Paulo a contar com uma usina de energia solar. A Neoenergia Elektro instalou o sistema solar fotovoltaico no batalhão em outubro de 2023, e a inauguração oficial ocorreu nesta quarta-feira (19), durante uma solenidade liderada pelo Tenente Coronel da Polícia Militar, Alexandre Luiz Bergamasco Pedro. O sistema, com potência de 100,44 kWp, gerou cerca de 100,4 MWh nos últimos sete meses, atendendo a 85% do consumo energético do batalhão.

Além do 36º Batalhão, a Neoenergia Elektro implementou sistemas solares em várias instituições de Limeira, incluindo três campi da Unicamp, oito escolas municipais e o prédio do Tribunal de Justiça. A energia gerada por esses 13 sistemas é suficiente para abastecer aproximadamente 5.200 residências por um mês.

PUBLICIDADE

O sistema solar instalado no batalhão permite suprir toda a demanda de energia elétrica, com o excedente sendo injetado na rede de energia da Neoenergia Elektro. A tecnologia utilizada, baseada na irradiação solar, é eficaz mesmo em dias nublados ou chuvosos. Entre os benefícios destacam-se a redução de perdas por transmissão e distribuição de energia, o baixo impacto ambiental e a capacidade de fornecer eletricidade nos momentos de maior demanda.

Essa iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Neoenergia Elektro, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo Daniela Souza, supervisora de Eficiência Energética da Neoenergia Elektro, “Tão importante quanto a economia gerada à instituição, a iniciativa da Neoenergia Elektro estimula o uso consciente e limpo da energia elétrica e ajuda na redução das contas públicas”.

A instalação dos painéis fotovoltaicos está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente com o ODS 7, que visa promover energia acessível e limpa.

Sair da versão mobile