Ícone do site Rápido no Ar

10º Batalhão realiza ação social com festa e ovos de Páscoa para crianças de escola da área rural em Piracicaba

Fotos: Mateus Medeiros/10º Batalhão

 

João Pedro de Oliveira, de 6 anos, não conseguia conter a euforia após entrar na sede do 10º Batalhão da Polícia Militar de Piracicaba (SP), e deparar, além do efetivo local, com o caminhão do Corpo de Bombeiros, carregado de materiais usados em salvamentos, os barcos da Polícia Militar Ambiental, equipamentos exclusivos de uso do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), cães farejadores, viaturas das polícias Rodoviária e Federal.

PUBLICIDADE

Ele foi só uma das crianças 130 crianças que estudam na zona rural, a qual  está na área de atuação do 10º BPM-I, e que nesta quinta-feira (28) participaram de uma ação social promovida pela Polícia Militar. Além de conhecer as instalações do Batalhão, as crianças ganharam ovos de Páscoa.

[5:25 PM, 28/03/2024] Lucas Claro: Angelina Luiza acrescentou que “foi demais”. “Eu vi os cachorros, o pessoal todo daqui, os policiais, os carros, os bombeiros e ganhei ovos de Páscoa. Natália Ruiz falou que achou tudo legal e que o que mais gostou de ver foram os cães. “Eu vou ganhar mais ovos dos meus vizinhos e amigos.

A comandante do 10º Batalhão, tenente-coronel Silvia Andréia Mantoani, disse que foi muito gratificante para a corporação fazer parte deste projeto, que foi um convite da Polícia Federal, através do doutor Rodrigo Perin, que é o delegado-chefe em Piracicaba, de fazer uma manhã diferente para as crianças.

“Foi gratificante trazê-las para conhecer o nosso trabalho, as especialidades de policiamento e pudemos fazer uma ação de Páscoa com elas. Sabemos que o significado desta data vai muito além do que o chocolate, do que o ovo, e que é a grande festa para quem é cristão, que é a ressurreição de Cristo, e é uma oportunidade em que a gente pode fazer o bem. Eu disse para a diretora que nós ganhamos muito mais com a presença dos estudantes aqui do que eles conosco, porque precisamos dessa leveza, dessa alegria, e isso é impagável no nosso Quartel”, declarou.

Rodrigo Perin, que começou a trabalhar em Piracicaba no começo do ano passado, destacou que naquela ocasião, na Páscoa, resolveu comprar alguns ovos de chocolate para doar à crianças carentes, mas que foi um projeto menor, envolvendo apenas os servidores da Delegacia de Polícia Federal local, mas, neste ano, ele resolveu ampliar e com a parceria da Polícia Militar, e outros colaboradores, foi possível proporcionar esse momento diferente a estudantes de uma escola que foi indicada pela Secretaria Municipal de Educação.

“Acho que neste dia, além do ovo, elas terão muitas histórias para contar”, disse o delegado Federal que se emociona somente em falar no que as crianças viveram nesta manhã,

Rodrigo Arena, que comanda o CPI-9, ao qual o 10º Batalhão está subordinado, declarou que essa foi uma ideia que Rodrigo Perin teve, ele procurou a PM e colocou a iniciativa de recebimento de escolares, colocando as diversas viaturas.

“De pronto achamos muito interessante, fizemos mais essa parceria com a Polícia Federal e hoje estamos realizando esse sonho de muitas crianças, em terem contato com a Polícia Militar, Polícia Federal, conhecendo a realidade e quebrando aquele paradigma de que as crianças ouvem, quando fazem alguma estripulia, que a polícia irá prendê-las. Hoje, acredito que daqui vão sair alguns policiais que, no futuro, irão trabalhar com a gente”.

Rodrigo Arena, que é coronel/PM, destacou o apoio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Região), Funseg (Fundo de Segurança) e da Prefeitura de Piracicaba.

Sair da versão mobile