Ícone do site Rápido no Ar

10º BAEP tem mais três operadores de drones capacitados para atender Piracicaba e a região do CPI-9

Foto: 10º BAEP

No dia 13 de dezembro de 2023, durante uma tentativa de roubo a carro-forte em Araras (SP), o uso de um drone por parte do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), foi fundamental no desfecho da ocorrência que terminou com três reféns liberados, dois bandidos presos, um morto e várias armas apreendidas.

Para que fosse obtido este resultado foi utilizado um drone com dados em tempo real, fornecidos pelo Núcleo de Drones do próprio Batalhão, e que propiciaram a criação da imagem operacional comum e ampliação da consciência situacional dos tomadores de decisão.

PUBLICIDADE

Diante do sucesso na ação policial, e por conta dos constantes treinamentos que o Batalhão faz com a tropa, para aprimoramento dos serviços prestados à população, de 20 de maio até esta terça-feira (18), mais três operadores do 10º BAEP alcançaram um marco importante ao concluírem, com êxito, o Curso de Especialização Profissional – Operador de RPAS (Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada) -, oferecido pelo Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, CavPM, divisão Águia.

O curso, que teve duração de 231 horas, abrangeu uma ampla gama de disciplinas, desde teoria de voo e segurança até regulamentos e prática de voo. Além das normas aeronáuticas que regulamentam a operação foram abordados temas como Conhecimentos Técnicos de RPAS, Teoria do Voo, Meteorologia, Regulamento de Tráfego Aéreo, Softwares, Navegação Aérea, além de instrução prática de voo, instrução com pilotos do CavPM e militares do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

O 10º BAEP possui um Núcleo de Drones ativo com doze operadores capacitados e atua, durante 24 horas, em toda a região abrangida pelo Comando de Policiamento do Interior Nove – CPI-9 (52 cidades) -, com equipamentos de última geração.

Para o tenente-coronel/PM Henrique, comandante do 10º BAEP, a ferramenta é utilizada em casos complexos e o uso de tecnologia minimiza o consumo de recursos logísticos e humanos nas ações de inteligência policial, monitoramento e apoio em operações.

Através do incentivo do coronel/PM Rodrigo Eval Arena, comandante do CPI-9, o 10º BAEP está à disposição de toda a região com o Núcleo de Drones, os cães policiais e outras ferramentas peculiares da unidade especial.

Sair da versão mobile