Ícone do site Rápido no Ar

​​​Região rural de Rio Claro ganha estação meteorológica

Os produtores rurais de Rio Claro estão ganhando uma facilidade a mais no acesso aos dados sobre clima e atmosfera, essenciais para o cultivo e outras atividades desenvolvidas no campo. A prefeitura está ampliando a estrutura do município para a análise das condições climáticas. A nova estação meteorológica automática do município, a primeira na região rural, foi entregue oficialmente nesta segunda-feira (12) na escola agrícola.

A nova estação para coleta de dados foi instalada sem custos para o município. O equipamento foi cedido a Rio Claro pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), vinculado ao governo estadual, a partir de parceria com a prefeitura articulada pela unidade local da Casa da Agricultura do Estado.

PUBLICIDADE

O secretário municipal de Agricultura, Emílio Cerri, explica que, para contemplar a região rural com a estação meteorológica, foi preciso encontrar local com características favoráveis. “A região próxima à Ajapi foi escolhida entre outros motivos pelo baixo índice de poluição e pela altitude”, informa. O projeto conta ainda com a participação da Secretaria Municipal da Educação, à qual a escola agrícola Engº Rubens Foot Guimarães é vinculada.

As estações meteorológicas automáticas fornecem informações em tempo real sobre pressão atmosférica, temperatura, umidade relativa do ar, precipitação, velocidade do vento e outros. “A coleta de dados ficará mais apurada com o acréscimo desse equipamento na área rural”, explica o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba. De acordo com o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo, o município conta com outro equipamento similar no Bairro do Estádio e outras quatro estações meteorológicas convencionais no Jardim Condutta, Jardim Santa Maria, Vila Operária e Inocoop.

Sair da versão mobile